A curiosidade em pintar objetos com colas coloridas (tintas relevo) levou a atriz Claudia Gianini também para o caminho das artes plásticas. Mas como se não bastasse a idéia estética de suas criações, a atriz também despertou seu lado ecológico ao trabalhar com a reutilização de garrafas PET, de refrigerante. Daí nasceu a “Artes, Coisas & Troços”, que produz uma infinidade de objetos de arte, utilitários, enfeites e brinquedos, que carregam beleza estética e consciência ecológica em suas histórias.

    Reciclando e criando produz peças utilitárias como porta-treco, porta-jóia, incensário, puxa-saco e porta-papel higiênico, entre outros. Seu repertório de enfeites inclui móbiles, sino de vento, imã de geladeira, mensageiros com recados e mandalas. Já para as crianças são produzidos cata-ventos, vai e vem e bilboquê, entre outros brinquedos. Aliás, a produção de brinquedos é bem importante do ponto de vista de consciência ecológica, quando ela passa seus conceitos para os pequenos cidadãos. Atualmente transformou a pets em materia-prima fina para a produção de Ecojóias.

    Claudia tem seu discurso ecológico na ponta da língua, como quando ela lembra da importância da separação do lixo doméstico. “O sucesso da coleta seletiva depende de todos e é fundamental para a preservação do meio ambiente. Tudo funciona como uma engrenagem e se cada um fizer sua parte, vamos sentir a diferença logo”, completa a artista.

    Quem compra um artesanato feito por Claudia leva junto uma mensagem impressa com os seguintes dizeres: “Uma garrafa plástica leva 100 anos para se decompor. Artes, Coisas & Troços reutiliza as garrafas PET para artesanato. Estamos com isso contribuindo com a preservação do nosso planeta! E você? Faça a sua parte! Reutilize ou redirecione o material reciclável aos locais apropriados! Você também pode somente separar lixo orgânico do reciclável em sacos distintos. Aahh... Não jogue lixo nas ruas. A natureza agradece!”

    É dessa forma, unindo a beleza plástica e uma mensagem consistente e verdadeira, que a artista acredita estar contribuindo com um mundo melhor, mais bonito, limpo e feliz.

Release: Sergio Fogaça


    CURRÍCULO - Cláudia Gianini

Atriz profissional, formada pelo Teatro Escola Macunaíma em 1998.
Cursou também Estilismo e Direção de Arte pelo SENAC em 1995.
Estudou durante 2 anos no Instituto Tomio Ohtake "Artes para Educadores"
Cursa atualmente Educação Artística na Faculdade Claretiano.

Trabalha com pesquisa e criação de objetos produzidos com garrafas PET desde 2001.

De 2004 a 2009 trabalhaou com a formação profissional de moradores de rua e adolescentes em situação de risco social junto a OAF – Organização de Auxilio Fraterno, No projeto “Oficina Escola Arte que Vem da Rua” onde criou uma equipe de monitores para cursos, palestras e produções artísticas.

Juntamente com a OAF, fez três viagens para a Italia com o intuito de divulgar e ensinar as técnicas, em 2008 e 2009, apoiada pela Rete Radié Resch di Quarrata.

Compôs o grupo de professores da Associação Palas Athena em 2003, 2004 e 2005 nos cursos de férias.

Atuou como professores do CENTRO DE REFERÊNCIA DO IDOSO em São Paulo, que organiza oficinas nas comunidades carentes para a 3ª Idade, 2006.

Participou de cinco publicações de revistas de passo a passo, jornais, programas de TVs difundindo as diversas técnicas de artesanato com PET.
2011 participou do programa Vida Melhor na REDE VIDA, com Claudia Tenorio.

Oferece cursos e oficinas, ministra palestras sobre Responsabilidade Ambiental.

Estão inclusos na programação das palestras; demonstração de técnicas, exposição de peças e venda de revista passo-a-passo de trabalhos em garrafas PET.
Artesanato e Consciência Ecológica

    A consciência ecológica norteia o instigante trabalho artesanal da artista plástica e atriz Claudia Gianini. Suas peças feitas à base de garrafas PET despertam sensação de beleza e responsabilidade social.

Também transformou a garrafas pet em matéria-prima fina para produção de bijuterias.
Sobre a Artista
Sobre a Artista
Ação de sensibilização ecológica em empreas.
Artes, Coisas & Troços   *   Há 11 anos "Fazendo Arte com PET"